quinta-feira, 3 de julho de 2008

Você gosta dos seus professores?

Não entendo o que as pessoas têm contra seus professores. Eu mesma nunca fui com a cara da maioria dos meus professores. Às vezes acho uma pessoa legal, mas um péssimo professor. Outras vezes também acho que é um ótimo professor, mas é insuportável.
É difícil encontrar alguém com quem nós nos identificamos plenamente, aprendendo o que precisamos sem perder a graça daquilo que temos que fazer, ou seja, unimos o útil ao agradável.
Seria muito mais fácil se todos fossem assim, talvez houvesse mais dedicação de quem estuda. Talvez os professores não reclamassem tanto do desinteresse dos alunos.
Eu já tive professores ótimos, e nessas aula, niguém fazia cara feia. Havia uma interação muito grande entre professor e alunos, todos sabiam a hora da brincadeira e a hora de prestar atenção e falar sério. Uma mistura que se encaixa perfeitamente. São geralmente esses professores que sabem como dar uma boa aula que se tornam os "ídolos" dos alunos.
Certa vez tive uma professora, chamada Áurea¹, quando eu estudava no CADOP, da 4ª à 8ª séries. Ela dava aula de Português, e foi com ela que eu aprendi realmente a escrever. Todos os alunos, nas aulas dela, tiravam boas notas, aprendiam e não esqueciam, porque não decoravam. Até fazer uma prova na aula dela era maravilhoso. E tudo era muito divertido, era divertido aprender.
Acho que é isso que falta aos outros professores: ajudar o aluno a se sentir bem aprendendo, como era quando éramos crianças, onde tudo era novo e diferente, e nos encantávamos. Entendo que os professores sofrem com uma notável sobrecarga de trabalho, salários baixíssimos e encontram alunos no caminho que os desmotivam. Mas o fato é que, apesar dos pesares, não há como abandonar toda uma geração. Porque é isso que está acontecendo, grande parte da minha geração já não vê a hora de parar de estudar, de simplesmente deixar tudo pra trás. O fundamental, o ponto mais alto do que ganhamos enquanto estamos vivos, e a única coisa que não nos abandona em nenhum momento depois de adquirirmos é, sem dúvidas, o conhecimento.
Por isso que eu "pito e repito": professores, não abandonem seus alunos, não se dêem por vencidos, vocês são, provavelmente, a única ligação com o futuro bem sucedido que eles têm o poder de ter.
______________________

1. Certamente eu não me lembraria do nome dela, se não tivesse marcado. E certamente também não lembro do nome de muitos outros professores daquela época.

Nenhum comentário: