segunda-feira, 7 de julho de 2008

Essa tal Lei Seca

Só sei de uma coisa: Se abrimos exceções, todos querem se tornar exceção. É sempre assim.

Tem gente reclamando da Lei Seca, que não podem mais beber e andar de carro. Mas vamos combinar: pra quê? Eu sei, eu não bebo, então não sinto diretamente o que quem bebe e dirige deve estar sentindo. Mas tenho idéia do que é, porque a maior parte da minha família bebe, e em alguns casos a bebida já fez muito mal mesmo.

Os argumentos que ouvi contra essa lei até agora não me convencem. Na minha opinião, ainda não há nada que me faça discordar dela. Há quem diga que é uma posição muito radical. E sabe de uma coisa? Eu concordo. E a maior parte das pessoas também concordariam numa boa se pensassem que não há condições de se fazer algo "pela mentade", não do jeito que as coisas andam. Afinal, como eu já disse no começo, no momento em que você abre uma exceção para alguém, todos querem se tornar parte dessa exceção para se livrarem, e dentro de pouco tempo, ninguém mais segue lei nenhuma e tudo vai se encontrar no ponto de partida. Então, a solução realmente é o sim ou o não. No caso, o não. Sejamos radicais, ou nada do que a gente reclama vai mudar. Acho até que devíamos ser mais radicais em outros pontos também: corrupção, poluição, cigarro, drogas e tantos outros. Mas não é disso que estamos falando.

As pessoas ainda podem beber, dentro do limite, beber pouco mesmo. Ninguém tá aqui pra encher a cara, e uma pessoa bêbada é a coisa mais sem sentido que pode haver. No entando, antes de alguém colocar limites, algumas pessoas simplesmente saíam por aí, dirigiam como loucos, se achavam donos do mundo e donos da verdade, se alteravam por nada e algumas vezes no final ainda matavam uma meia dúzia, só pra não perder o ritmo. E isso é simplesmente um absurdo. Você quer beber e se matar? Se mate, não tenho nada contra. Agora, matar quem não tem nada a ver com a história? Dá um tempo.

Com a intolerância para com esses estapafúrdios, algumas pessoas que bebiam conscientemente e não causavam mal algum a ninguém vão ter que pagar, mas é assim que funciona: os bons acabam pagando pelos maus. E, em compensação, diminuíram os acidentes, diminuiu o consumo de bebidas alcoólicas, aumentou o uso de transporte público e táxis, diminuiu o desemprego, porque agora restaurantes e bares investem em novas opções, como contratar motoristas particulares e outras mais, e até mesmo aumentou o companheirismo, porque afinal: tem gente que combina de sair com a turma e depois dividir o valor do táxi, alguns vão pra casa de colegas, outros fazem um rodízio para que uma pessoa do grupo não beba e depois largue todos em casa, sãos e salvos.

As saídas pra essa imposição são muitas, a algumas se saem até mais divertidas do que seriam normalmente. Então não há do que reclamar. Tolerância Zero pra quem bebe e dirige sim! Afinal, todo mundo pode viver sem álcool no sangue.

Nenhum comentário: